noticias841 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Brasil

INSS antecipa primeira parcela do 13º a partir desta quarta (24)

Publicada em 24/04/2024 às 14:57h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia INSS antecipa primeira parcela do 13º a partir desta quarta (24)  Compartilhar a noticia INSS antecipa primeira parcela do 13º a partir desta quarta (24)  Compartilhar a noticia INSS antecipa primeira parcela do 13º a partir desta quarta (24)

Link da Notícia:

INSS antecipa primeira parcela do 13º a partir desta quarta (24)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dá início, a partir desta quarta-feira (24), ao pagamento da primeira parcela do 13º salário de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. Quem ganha até um salário mínimo R$ 1.412, poderá receber o pagamento de 50% do valor do benefício entre o dia 24 de abril até o dia 8 de maio.

 

 

Já os segurados com renda mensal acima do piso, terão o pagamento creditado a partir do dia 2 de maio, para os que possuem cartão final 1 e 6.

 

O calendário de pagamento leva em consideração o número final do cartão de benefício, sem considerar o número do digito verificador ou Número de Identificação Social (NIS), que aparece depois do traço. Os aposentados e pensionistas com benefício final 1 recebem primeiro.

 

O calendário de pagamento leva em consideração o número final do cartão de benefício, sem considerar o número do digito verificador ou Número de Identificação Social (NIS) (Fonte: Agência Brasil)

O calendário de pagamento leva em consideração o número final do cartão de benefício, sem considerar o número do digito verificador ou Número de Identificação Social (NIS) (Fonte: Agência Brasil)

 

 

 

“A recomendação para quem vai receber o décimo terceiro é ficar atento ao calendário de pagamento para saber a data exata que vai receber e fazer um bom uso dessa quantia que vai ser paga antecipadamente. Essa antecipação é muito boa porque o beneficiário pode tanto investir o dinheiro, quanto quitar alguma dívida com desconto”, orienta o advogado especialista em Planejamento Previdenciário, Elizeu Leite.

 

O pagamento do 13º salário é destinado aos aposentados, pensionistas e beneficiários temporários que recebem auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. As beneficiárias de salário-maternidade têm direito ao 13º proporcional, porém o pagamento é feito junto com a última parcela de cada benefício.

 

 

Ainda de acordo com o advogado, é importante destacar que quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não tem direito ao 13º salário do INSS. “O BPC não paga 13º salário porque é um benefício assistencial e não um benefício previdenciário, como as aposentadorias, pensões e auxílios, por exemplo. O BPC, apesar de ser administrado pelo INSS e parecer uma aposentadoria, ele não é. Ele é um benefício de caráter assistencial, por isso que ele não paga 13º, nem gera pensão por morte”, explica Elizeu Leite.

 

Fonte: Diario de Pernambuco

 (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1391933
Usuários Online: 10
Copyright (c) 2024 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.