Foi autorizada a realização de um novo concurso público para o Tribunal de Contas da União (TCU), com a oferta de 60 vagas imediatas.
A informação foi publicada na edição desta segunda-feira (5) do Diário Oficial da União. Do total de vagas, 20 são para o cargo de auditor federal de controle externo e 40 para técnico federal de controle externo. Ambas as funções são destinadas à atuação em Brasília (DF).
O concurso também prevê a formação de cadastro reserva para os dois cargos. A publicação do edital, que trará as regras completas da seleção, ainda não tem data definida. Para concorrer ao cargo de técnico, é exigido nível médio de escolaridade. Já o cargo de auditor requer formação superior, sendo o curso exigido variável de acordo com a especialidade da vaga.
Paralelamente, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou o cronograma da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), que ofertará 3.352 vagas distribuídas entre 35 órgãos federais. O edital está previsto para ser divulgado em julho deste ano, mês em que também se iniciam as inscrições.
O CNU 2025 terá provas em duas fases: a objetiva, marcada para 5 de outubro, e a discursiva, para os classificados, no dia 7 de dezembro. A divulgação dos resultados está prevista para fevereiro de 2026.
Das 3.352 vagas oferecidas no CNU, 2.180 são para provimento imediato — sendo 1.672 destinadas a candidatos com nível superior e 508 para nível intermediário. As outras 1.172 formarão cadastro de reserva. O governo federal, no entanto, informou que espera preencher também essas vagas em curto prazo, logo após a homologação do concurso.
As vagas estão distribuídas em nove blocos temáticos e abrangem órgãos como os ministérios da Gestão, Cidades, Desenvolvimento Agrário, Turismo, Integração, Fazenda e Pesca, além de agências reguladoras, Forças Armadas, Fundacentro, institutos federais e fundações.
Resumo do CNU 2025
Edital e inscrições: julho de 2025
Prova objetiva: 5 de outubro de 2025
Prova discursiva (segunda fase): 7 de dezembro de 2025
Resultado final: fevereiro de 2026