noticias361 Seja bem vindo ao nosso site Café Com Notícias!

Política

TCU pede que ministro Silvio Costa Filho seja investigado por abastecer carros de parentes com dinheiro público quando era deputado

Publicada em 15/01/2024 às 09:24h

Café Com Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia TCU pede que ministro Silvio Costa Filho seja investigado por abastecer carros de parentes com dinheiro público quando era deputado  Compartilhar a noticia TCU pede que ministro Silvio Costa Filho seja investigado por abastecer carros de parentes com dinheiro público quando era deputado  Compartilhar a noticia TCU pede que ministro Silvio Costa Filho seja investigado por abastecer carros de parentes com dinheiro público quando era deputado

Link da Notícia:

TCU pede que ministro Silvio Costa Filho seja investigado por abastecer carros de parentes com dinheiro público quando era deputado

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu ao TCU que investigue o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), por suspeita de abastecer carros de parentes com verba de gabinete enquanto ele ocupava o cargo de deputado federal, antes de assumir um posto no governo federal.

 

O pedido se baseia numa reportagem do jornal O Globo, que teve acesso a notas fiscais que mostram que Silvio Costa Filho usou dinheiro da cota parlamentar para abastecer veículos da esposa, do irmão, da cunhada e do pai, o ex-ministro e suplente de senador Silvio Costa (Republicanos).

 

O pedido de investigação foi feito na quinta-feira (11), por meio de uma representação assinada pelo subprocurador-geral Lucas Rocha Furtado. Segundo o TCU, ainda não foi aberto processo e não há prazo determinado para que a denúncia seja apreciada.

 

Consta na reportagem do g1, que Silvio Costa Filho gastou R$ 105,1 mil para abastecer 48 veículos diferentes entre abril de 2022 e agosto de 2023. Entre eles, estavam os carros dos parentes.

 

Para o subprocurador-geral, a conduta, se comprovada, “atenta contra a moralidade administrativa e constitui evidente desvio de finalidade no uso de recursos públicos”.

A reportagem do jornal apontou que os abastecimentos aconteceram em um único posto de gasolina, no bairro de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife. Dos R$ 105,1 mil gastos nesse local, foram pagos 10,8 mil litros de gasolina, 6,7 mil litros de diesel e 793,91 litros de etanol, segundo O Globo.

 

A rigor, os deputados federais têm direito de pedir reembolso, com a apresentação de notas fiscais, de gastos com combustíveis e lubrificantes para veículos durante a atividade parlamentar.

 

A representação feita pelo subprocurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União pede que o TCU:

 

Investigue “possíveis condutas atentatórias à moralidade administrativa e em desvio de finalidade no uso de verbas públicas para compra de combustíveis”;

Se confirmada a irregularidade, determine o ressarcimento dos valores aos cofres públicos;

Encaminhe cópia da decisão ao Ministério Público Federal (MPF), “para que verifique se, no caso, restou configurada a prática de ato de improbidade administrativa”.

 

Fonte: Edenevaldo Alves




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 1391954
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - Café Com Notícias - Programa Café Com Notícias de segunda à sexta das 7:00 às 8:30 da manhã.